TRAFEGO OLIMPICO

Há quatro anos, os Jogos Olímpicos de Londres atingiram a impressionante marca de geração de 60GB de informações por segundo. Além disso,  o equivalente a 2 mil horas de cobertura ao vivo foi transmitida digitalmente para mais de 14.400 emissoras de TV em todo o mundo. Este ano, durante a Rio 2016, as empresas do Grupo América Móvil (Embratel, Claro e Net) estimam que o tráfego de dados e de internet pode chegar a superar em 4 vezes todo o tráfego dos Jogos Olímpicos de Londres. As empresas são responsáveis por toda a infraestrutura de rede que servirá aos locais de prova, à Vila Olímpica e ao centro de transmissão (IBC), de onde sairão imagens para aproximadamente 5 bilhões de telespectadores de 200 países.
Hoje, detalhes dessa infraestrutura foi apresentada à imprensa. A base de telecomunicações do Rio 2016 será o Backbone Olímpico Embratel, uma rede com mais de 370 quilômetros de fibras ópticas, triplamente redundante, para garantir a alta disponibilidade na transmissão de dados dos jogos. A rede olímpica terá velocidade de 40 Gigabits por segundo, conectando mais de 60 mil pontos de acesso à rede, distribuídos em mais de 100 locais relacionados ao evento, de competição ou apoio. Parte de toda essa rede só será retirada daqueles locais construídos temporariamente para os jogos. Em boa parte das instalações olímpicas, permanecerá.
A Embratel fornecerá, ainda, a rede de fibra óptica que captará os sinais de vídeo de todas as competições esportivas do Rio 2016, nos distintos locais onde se realizam, entregando-os ao centro de transmissão IBC - International Broadcast Centre - de onde sairão imagens para aproximadamente 5 bilhões de telespectadores de 200 países. Serão mais de 7 mil horas de transmissão geradas pela Olympic Broadcasting Services, para atender todas as emissoras detentoras de direitos ao redor do mundo. 
Toda a gestão da rede e dos serviços será feita a partir do Technology Operational Center (TOC), projetado para funcionar 7 dias por semana e 24 horas por dia. Cerca de 3 mil profissionais da Claro, Embratel e NET estarão atuando durante  o evento, 50% deles de forma dedicada.
Para ampliar a cobertura de rede móvel, foram instaladas 97 novas estações de transmissão 3G e 4G, para suportar o aumento do uso de celulares no evento. Serão fornecidas também 20 mil linhas de telefonia móvel (voz e dados) para atender a família olímpica e a organização dos Jogos Rio 2016. A expectativa é a de A expectativa é ter 3 milhões de mensagens (SMS) e 18 milhões de minutos de ligações de voz.
A NET disponibilizará ainda 12 mil pontos de TV por Assinatura, 10 mil linhas de telefonia fixa e 8 mil pontos de acesso WiFi espalhados pela cidade, Vila Olímpica e locais de competição. E hospedará em seus data centers o Portal dos Voluntários e o Site de Vendas de Ingressos. A estimativa é de cerca de 8 milhões de ingressos comercializados através da plataforma online.
Os serviços fornecidos pelo grupo atenderão todo o público envolvido no evento. Além dos torcedores, são cerca de 50 mil voluntários, mais de 10 mil atletas e comitivas de aproximadamente 200 países, além de 25 mil jornalistas.
"Nos últimos três anos, as empresas do grupo investiram R$ 30 bilhões no Brasil. Uma parte desse montante foi direcionada para a infraestrutura dos Jogos, que ficará de legado para o Rio de Janeiro", conta Márcio Carvalho, Diretor de Marketing da América Móvil Brasil para o mercado residencial e combos.
Investimentos também para o consumidorOs jogos também movimentarão toda a a infraestrutura do grupo no país. São mais de 181 mil quilômetros de cabos ópticos, 17 mil quilômetros de cabos submarinos, 17 mil ERBs (Estações Rádio Base de Telefonia Móvel), 8 satélites em órbita e 5 data centers. 
Juntas, a Claro HDTV e a NET terão com 25 canais em alta definição, de todas as emissoras detentoras dos direitos de transmissão no Brasil (canais de TV aberta e TV por Assinatura). Só a Sportv terá 16 canais em alta definição. E clientes Net HD e Claro HD ainda terão a possibilidade de assistir suas competições favoritas, sob demanda, gratuitamente, no Now.
Por meio de computadores, tablets e smartphones, clientes do grupo vão assistir online a todos os recordes e marcas de superação dos atletas, com acesso ilimitado às redes sociais pelo 4G da Claro e acesso WiFi gratuito para clientes do grupo, em milhares de hotspots instalados nas principais cidades do País.

Um comentário:

  1. come and join us
    increase your web, blog, youtube traffic
    http://ridownjuan.com/visitor-portal
    thanx

    ResponderExcluir

KKKKK

SASSIA